Portuguesa-SP

                                                                       Noticias

Portuguesa e Vitória entraram em campo na noite desta terça feira (18), no Estádio do Canindé, pela trigésima primeira rodada da Série B de 2011. Com a ausência de Ananias, o técnico Jorginho optou pela entrada de Ivo em seu lugar. Henrique, suspenso na rodada passada, retornou à equipe titular. Final de jogo no Canindé, Portuguesa 3 (Henrique, Leandro Silva e Edno), Vitória 2. 

1º TEMPO

Jogando com o apoio de sua torcida, a Portuguesa jogava para alcançar sua 18ª vitória no Campeonato. O Vitória, por sua vez, jogava suas últimas cartadas para continuar vivo no certame. Edno, aos sete minutos, teve sua primeira chance de ataque. Ele recebeu passe de Ivo, tentou driblar o zagueiro mas acabou sendo desarmado.

O Vitória, aos onze minutos, chegou perigosamente ao gol de Wéverton em jogada de Fábio Santos que chutou da entrada da área pequena para grande defesa do arqueiro rubro verde. A resposta da Portuguesa veio com uma jogada entre Luis Ricardo e Edno, O lateral da Lusa recebeu passe de Marcelo Cordeiro e cruzou, Edno tentou cabecear mas acabou cabeceando por cima. Mas, aos 14 minutos, Gilberto recebeu ótimo passe dentro da área, esperou Weverton sair e tocou marcando o primeiro gol rubro negro no Canindé.

Com o gol sofrido, a Portuguesa não conseguia se desvencilhar da marcação do time baiano. Aos 23 minutos, falta de Maurício em Ivo. Na cobrança, o goleiro Douglas, do Vitória conseguiu afastar o perigo. Só que, aos 24 minutos, não teve jeito. Em uma grande jogada de Cordeiro e Edno, a Lusa chegou ao empate. Na saída do goleiro baiano, Marcelo Cordeiro só rolou para Henrique mandar a bola para o gol marcando seu décimo no torneio. O empate acordou a equipe rubro verde que passou a acertar as jogadas de ataque.

Ivo, em jogadas pelo lado esquerdo do campo começava a infernizar a zaga rubro negra. A equipe baiana, com o gol de empate sofrido, passou a marcar a Portuguesa em sua intermediária. Aos 36 minutos, em cobrança de escanteio, a bola sobra para Leandro Silva que, sozinho dentro da área pequena só escorou para o fundo das redes baianas decretando a virada no Canindé.

Quando o cronômetro marcava 39 minutos, a Portuguesa teve um contra ataque rápido puxado por Boquita e Ivo. O meia carregou a bola e, no cruzamento, tentou encontrar o meia Marco Antonio que entrava livre pela direita do ataque. 

Quase no final do primeiro tempo, Ivo ajeita a bola para Edno que, de primeira, tenta o chute a gol. A bola sai mascada indo em direção a Henrique que entrava pelo centro da área. O zagueiro Maurício conseguiu afastar a tempo da bola chegar ao avançado rubro verde. No contra ataque, quase Geovanni empata em chute forte da entrada da área.

2º TEMPO

O técnico Jorginho promoveu uma alteração na equipe rubro verde para a segunda etapa. Com cartão amarelo, o zagueiro Leandro Silva deu lugar a Renato. E logo aos três minutos, Edno teve uma chance de ouro para marcar o terceiro gol. O atacante recebeu cruzamento dentro da pequena área mas, no chute, acabou mandando a bola por cima da meta baiana. 

Aos 15 minutos, Ivo consegue ganhar na corrida de seu marcador, invade a área e só rola para Marco Antonio. O capitão da Lusa ajeitou para Marcelo Cordeiro que vinha livre de frente para o gol. O lateral esquerdo dominou a bola e acabou dando tempo para a zaga adversária afastar o perigo. No contra ataque, susto para o arqueiro Wéverton que viu a bola baiana estourar em seu travessão.

O jogo estava aberto, digno de duas equipes de primeira divisão. A Portuguesa atacava, com sua costumeira força ofensiva enquanto a equipe baiana tentava equilibrar forças com a Lusa. Henrique, aos 25 minutos consegue passar por Maurício, toca para Edno que acaba desarmado. Marco Antonio, aos 27, recebe passe de Edno e chuta prensado ganhando escanteio. Na cobrança, Renato testa firme para grande defesa do arqueiro baiano.

As jogadas de ataque da Portuguesa saíam com muita facilidade. Edno, Marco Antonio, Henrique, Ivo colocavam a defesa baiana em desespero. Marco Antonio, de frente para o gol, arremata, a bola sai por cima da trave de Douglas. Buscando dar mais movimentação à equipe, Jorginho coloca Raí em lugar de Ivo. Henrique, autor do gol de empate, cede seu lugar a Júnior Timbó.

Aos 37 minutos, uma cena que a muito tempo era esperada pela torcida rubro verde. As faixas da Torcida Leões da Fabulosa voltaram a ser ostentadas da forma correta, não mais sendo colocadas de ponta cabeça. E, para completar a festa o gol de um dos atletas mais importantes dessa equipe. Edno, da entrada da área após linda jogada individual de Júnior Timbó, só teve o trabalho de chapar a bola e mandá-la para as redes marcando o terceiro gol da Portuguesa no Canindé. No final do jogo, aos 42 minutos, o zagueiro Maurício, de cabeça, ainda descontou para a equipe baiana.

Final de jogo no Canindé, Portuguesa 3 x 2 Vitória. Na próxima rodada, a Lusa encara o Americana, sábado às 16h20 no Estádio Décio Vitta. Para este jogo, o meia Ananias volta após cumprir suspensão diante do Vitória.